segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atividade: 3º ano (16/04 a 30/04/2012)-Espaço Industrial

O presidente da fábrica, do seu escritório, comandava  e vigiava tudo. As ordens eram passadas a um funcionário que se encarregava de repassá-las aos operários que executavam o que era mandado. Era  um trabalho meramente mecânico. O rítimo  de trabalho dos operários era determinado pela velocidade das máquinas, que ficava a cargo de um técnico que a controlava. Todo trabalho era em série, visando só a produtividade .Portanto o trabalho intelectual era exercido por quem comandava e o trabalho manual por aqueles que trabalhavam pesados: os operários.
2- O controle sobre o processo de trabalho.
Os operários eram controlados através do sistema de cartão de ponto , pelo circuito interno de TV. A todo momento , os operários eram vigiados tendo apenas os intervalos do lanche que também era pré-determinado, ao toque da sineta voltavam ao rítimo alucinante de produção contínua.
3- A fragmentação e desqualificação do trabalho.
Sendo um processo de produção fragmentado, para aumentar o desempenho do operário a produção é dividida em várias operações. Cada operário executa uma única etapa, cada um tendo uma função específica e sempre do mesmo jeito, o que o aliena  do processo de trabalho.
Com a própria mecanização, o trabalho desqualifica-se a partir do momento em que é só chegar com uma carta de apresentação, não passavam por um processo de treinamento, de qualificação.Eram totalmente dominados .
4- A solidariedade dos envolvidos no processo de produção.
Durante o filme percebi que não havia solidariedade nas pessoas envolvidas no processo de produção.
5- O rítimo de trabalho.
O rítimo de trabalho era tão acelerado que levava o sujeito a ter até mesmo um comportamento inadequado,pois a dura jornada de trabalho, a mecanização das ações, o despreparo  profissional, tudo isto levava o individuo a um cansaço muito grande, o trabalhador não podia perder muito tempo . Em ocorrência disto havia muitos acidentes de trabalho. Com a cena do filme nos mostra.
6- Conclusão:
No filme, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro.  A produção sempre em rítimo bem acelerado.
O movimento sindicalista luta por melhores condições de trabalho e salários para os operários . Começava aí uma luta de classes .
O filme é uma metáfora daquela sociedade ( sociedade capitalista), como seria o século XXI.
COMENTE SOBRE A IDEIAS QUE CONSTAM NO FILME, FAZENDO UM PARALELO COM ATUALIDADE.

6 comentários:

  1. O espaço industrial, é elevado ao nível de infra-estruturação, servido por vias de comunicação, características e capacidades adequadas destinado à implantação de estabelecimentos e atividades industriais não integrádas em espaços urbanos ou espaço urbanizáveis.
    A indústria representa um dos mais fortes agentes de diferenciação espacial. Embora seja atividade básica ao mundo hodierno, apenas uma minoria de países foi até hoje intensamente afetada pela atividade industrial, e esse conjunto assegura ainda o essencial da produção mundial e se beneficia de elevado nível de vida. Mas esse privilégio não é exclusivo: há crises nas antigas regiões industriais, que vacilam em seu desempenho, e surgem novos focos de industrialização em várias partes do mundo.

    ResponderExcluir
  2. O filme Tempos Modernos, retrata a trajetória do personagem interpretado por Charles Chaplin, um operário que produz passos robotizados, devido ao ritmo de trabalho determinado pela velocidade das máquinas. É exposta a escravização do homem ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização. O que interessava aos proprietários não era o sujeito e sim o produto final. O operário era obrigado a permanecer ativo e ágil, relegando a condição socio-econômica do trabalho, havia as péssimas condições, não tinham direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato que os deixava muitas vezes estafados e neuróticos em função do trabalho. Acidentes no trabalho eram constantes devido a agilidade no ritmo de trabalho. Em virtude dessas insatisfações surgiu o movimento grevista, em pauta reinvindicações, melhores salários e trabalho. Outro fator que até os tempos atuais impera é a implantação de esteiras móveis, como forma de aumentar a produtividade das indústrias.
    E o pior de tudo é que esses fatos até hoje, ainda fazem parte da vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na empresas privadas e que agem em nome do famoso capitalismo selvagem, ondem prevalecem os dados financeiros e outros que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predominam no país.
    Por esses fatores são criados até a presente atualidade movimentos sindicalistas que lutam por melhores condições de trabalho e salários.

    Jâmison de Oliveira Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Em tempos Modernos, Charles Chaplin, faz uma representação animada do que seria basicamente o trabalho na época, algo relacionado ao fim da escravidão misturado com a revolução industrial.Nesse paralelo, os operarios são obrigados a ser agil, habil e ate um quase robô; Pois torna-se quase desumano a carga-horária que eles eram obrigados a cumprir. Crianças, Idosos e Mulheres nada era respeitado, trabalhavam como robôs incansaveis a troco de miséria para sobreviver. Esse periodo da revolução pode ser chamado de desumano, egoista e capitalista. Tendo como principal intenção apenas o retorno financeiro, sem a preocupação com cansaço fisico, acidentes de trabalho ou respeitar as necessidades de descanso. Ao fim do filme, relatado a construção de sindicatos, as revoltas e um pouco o que a população sofreu em tom bem ficticio... constestado com a desigualdade de classes sociais que era frequente.

    ResponderExcluir
  4. No filme podemos notar que antigamente as industrias utilizavam mão-de-obra qualificada, sempre em ritimo acelerado. Já hoje em dia a mão-de-obra foi substituida por máquinas, tendo assim um ritimo não tanto acelerado como antigamente, pois com a nova tecnologia tudo é mais simples e rápido. No filme mostra que os trabalhadores , além de ter um serviço corrido não ganhava privilégio com isso, pois era um trabalho quase escravo, porque não ganhava seu lucro e com a produção grande e rapida acabava deixando os trabalhadores alucinados.

    Karolina Faria

    ResponderExcluir
  5. O filme de Charles Chaplin traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subhumanas em que se encontravam.A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho (os recintos eram imundos, as máquinas de manuseio perigoso etc.) e por uma carga horária menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial. Mas o corpo da crítica de Chaplin no filme é com relação a essa exploração, que, nas idéias socialistas, se traduziria, por exemplo, num caso em que um operário trabalha muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele, com o suor do seu rosto, ganha no mês, nem poderá comprar o mesmo.

    Thaina Ávila

    ResponderExcluir
  6. Charles Chaplin traz em tempos modernos varios fatos que ainda ocorrem nos tempos de hoje! mostra a revolução industrial e a desvalorização do trabalho manual! Mostra tambem a luta pelos direitos e e pelo aumento do salario , pois o salario era pequeno .. e eles visavam melhores condicoes de vida ! Mostram tambem que eles valorizam a inteligencia .. mas tambem dedicavam alguuns trabalhos especificos para alguem forte.. como mostra no video."Esse periodo da revolução pode ser chamado de desumano, egoista e capitalista."

    ResponderExcluir